A orla de Porto Alegre foi invadida pelas águas do Rio Guaíba, que está em cheia, graças as fortes chuvas. O mau tempo está sendo gerado por um novo ciclone extratropical, que está sendo formado na costa do estado do Rio Grande do Sul.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuva volumosa em quase todo o estado. O Inmet ainda alerta sobre a possibilidade de queda de granizo, cortes de energia elétrica, queda de árvores e alagamento. O mês de setembro de 2023 já é o mais chuvoso da história do Rio Grande do Sul, desde de 1916.
A prefeitura de Porto Alegre, na tentativa de conter os danos, fechou as comportas do rio Guaíba. O anúncio foi feito pelo prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo (MDB), nas redes: “A medida leva em conta a previsão de mais chuvas no Rio Grande do Sul, além do vento Sul represando a água. A operação inicia nesta tarde pelos portões 3, do Tribunal de Contas, e 4, da Avenida Sepúlveda. Estamos acompanhando as medições e com as equipes mobilizadas para atuar conforme a necessidade”, escreveu o prefeito.
Para as próximas horas a previsão do tempo aponta a possibilidade de chuvas de 50 mm e ventos de até 60 km por hora. O Inmet também destacou que os fortes ventos possivelmente vão se concentrar na costa do estado.