Após dias de calor extremo, Brasil poderá ter fortes tempestades nesse final de semana. Estados da região Sul já sofrem com grande quantidade de chuva.
Bruno Brainy, meteorologista do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, explicou o fenômeno que está acontecendo no país, nesses últimos dias: “Esse calorão em excesso que ocorreu foi potencializado pelos dias de maior estabilidade e serviu de combustível para esses temporais que a gente vem tendo desde a virada de terça para quarta”, explica o especialista.
Vale destacar que as temperaturas estão sendo potencializadas graças ao fenômeno El Ninõ, e também, segundo especialistas, os efeitos do aquecimento global estão começando a se tornar mais perceptíveis.
Mesmo com a previsão de chuva, as temperaturas seguem altas, hoje dia 17, algumas capitais do sudeste e do centro-oeste ainda devem registrar temperaturas próximas aos 40°C. Em Goiânia a máxima é de 39°C e em Cuiabá os termômetros podem chegar a 42°C.
A queda das temperaturas podem acontecer a partir de domingo, principalmente nas duas maiores cidades do Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo, essas duas metrópoles podem ter uma queda de 10 graus nos termômetros.