Brasil terá mais um feriado nacional, trata-se do dia da consciência negra, comemorado no dia 20 de novembro, atualmente a data já representa um feriado em 6 estados.
Na última quinta-feira (21) o presidente Lula (PT) sancionou um projeto que decreta o dia da consciência negra como feriado em todo o país. No Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo o dia 20 de novembro já significa uma paralisação para os trabalhadores.
A data também busca celebrar o dia de Zumbi dos Palmares, antigo líder do Quilombo dos Palmares, que foi uma comunidade de escravizados fugitivos, o que representava um símbolo de resistência a escravidão no Brasil, que durou até 1888.
Vale destacar que desde 2003 as escolas brasileiras são obrigadas pelo Ministério da Educação a ter ensino da história afro-brasileira em seu currículo. Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff (PT) oficializou o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Com o novo projeto sancionado pelo atual chefe de Estado, o Brasil chega ao número de 13 feriados. Sendo o quarto país dentre as 20 maiores potências do mundo a ter mais feriados.