A onda de calor no sudeste brasileiro continua a castigar as pessoas, os cariocas hoje (14) estão precisando lutar contra uma sensação térmica de 58 graus.
O registro do recorde foi feito no bairro de Guaratiba, que em plena manhã já estava com 35,5 graus de temperatura. A previsão indica que ainda hoje os termômetros vão chegar aos 40 graus.
Instituto Nacional de Meteorologia já emitiu um alerta de grande perigo graças as altas temperaturas, e o INMET também destacou a possibilidade de pancadas de chuva, que podem ocorrer em lugares isolados.
A onda de calor está tão forte que a CEDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro) adiou a manutenção do sistema do Guandu, o serviço de manutenção, que começaria na madrugada de quinta-feira (16), agora vai ser realizado na semana que vem: entre as 4h de quinta-feira (23) e as 4h de sexta-feira (24).
A manutenção da CEDAE paralisa o abastecimento de água momentaneamente, por isso a empresa achou prudente não realizar esse reparo em momento de intenso calor.
O diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae, Daniel Okumura, disse: “A aproximação do verão traz a necessidade da manutenção, já que a demanda por água aumenta consideravelmente. A ação visa garantir o pleno funcionamento do sistema, otimizando a operação e a segurança da unidade. É a oportunidade de identificar e corrigir possíveis irregularidades para prevenir ocorrências futuras”.