Os dados divulgados nessa sexta-feira (27) do Censo 2022 apontam o Brasil envelhecido em relação a pesquisa de 2010.
A idade mediana dos brasileiros saiu de 29 anos em 2010 e chegou a 35 anos nesses últimos registros, isso significa que metade do país tem até 35 anos, e a outra metade é mais velha que isso.
Outro dado que chama atenção é o aumento da população feminina, o país tem 94 homens pra cada 100 mulheres, ou seja, o Brasil hoje é composto por 51,5 % de pessoas do gênero feminino.
Um fator que ajuda na maior parte da população feminina e a grande mortalidade entre homens jovens, principalmente vítimas e acidentes e violência. Demógrafo do IBGE, Márcio Minamoguchi disse: “A mortalidade masculina é maior em todos os grupos etários. O que resulta em uma população sobrevivente de mulheres. E temos uma alta mortalidade não natural em jovens adultos. Por violência e acidentes”.
Os idosos brasileiros também estão aumentando, desde o último Censo o número de com 65 anos ou mais cresceu em 57,4. E em contrapartida o número de crianças até 14 anos diminui em 5,8 milhões.
O envelhecimento da população brasileira preocupa especialistas, pois afeta diretamente o mercado de trabalho e a questão da aposentadoria, pois existem cada vez mais pessoas se aposentando, e menos trabalhando, o que pode gerar problemas de falta de recursos para previdência.