O risco de desabamento de uma mina subterrânea para exploração de sal-gema, provocou a evacuação forçada dos moradores do bairro de Bom Parto, em Maceió. As áreas evacuadas estão sofrendo um afundamento de 2,6 cm por hora, e o risco de um colapso é iminente.
Vale destacar que os bairros de Mutange, Pinheros e Bebedouro já sofreram evacuações pelo mesmo motivo, em junho de 2019, e agora com o agravamento do problema, as regiões de Bom Parto e Farol também foram esvaziadas.
A mina que explora sal-gema, matéria prima para PVC e soda cáustica, pertence a empresa Braskem. A situação já afetou mais de 55mil pessoas, e mais de 14.000 imoveis foram evacuados.
Os primeiros sinais do problema aconteceram em 2018, quando rachaduras em imoves e tremores de terra começaram a surgir, apenas um ano depois o Serviço Geológico do Brasil chegou até a conclusão do problema.
Depois do descobrimento do problema a Braskem começou a trabalhar para estabilizar as minas, porém a de número 18 representa um grande risco de colapso, e pode gerar uma grande cratera na região. É valido destacar que ao todo existem 35 minas na região.