Em reunião ministerial para marcar os 100 dias de governo, Lula discursa em tom de defesa ao Ministro da economia Fernando Haddad, e volta a criticar a taxa de juros.
O presidente Lula ainda fez declarações sobre a Petrobras e sobre a crítica de especialistas em economia a certas medidas de seu governo.
Lula minimizou as críticas de economistas e disse: “Se a gente for governar pensando nisso, é melhor desistir”.
O presidente também declarou que pretende aumentar os investimentos na Petrobras, e a empresa buscará explorar combustíveis renováveis. Segundo o mandatário, os novos rumos da Estatal do petróleo vão gerar novos empregos nos estaleiros.
Porém o ponto polêmico do discurso foi as mais novas críticas sobre a taxa de juros, Lula foi contundente nas declarações e disse: “Embora eu continue achando que 13,75% é muito alta a taxa de juros, continuo achando que estão brincando com o país, brincando, sobretudo, com o povo pobre e, sobretudo, com os empresários que querem investir, só não ver quem não quer”.
E importante destacar que a taxa de juros é fixada pelo Comité de política monetarária do Banco Central. O órgão tem autonomia garantida pela constituição, porém o atual Chefe de Estado brasileiro já se posicionou contra a liberdade do Banco Central.