Líder do Comando Vermelho, Fernandinho Beira-Mar é transferido de Mossoró para Catanduvas, após 18 dias da fuga inédita na penitenciária federal, outros 22 presos também estão indo para outras cadeias.
Beira-Mar vai chegar em Catanduvas acompanhado de, pelo menos, outros dois detentos. Fernandinho tinha chegado em Mossoró nesse início de ano, no dia 13 de janeiro, quando veio da penitenciaria de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.
Em nota a Corregedoria da Penitenciária Federal de Mossoró, normalizou a transferência de Beira-Mar, dizendo que mudar internos de presídios é uma estratégia comum. Confira a nota:
“O rodízio de internos entre as penitenciárias do Sistema Penitenciário Federal é estratégia de rotina. A transferência de presos da Penitenciária Federal de Mossoró, nas últimas horas, foi autorizada, mediante solicitação do Diretor do Sistema Penitenciário Federal, pela Corregedoria da Penitenciária Federal de Mossoró, tendo em conta essa necessidade de rodízio.
Ademais, a Portaria nº 615, de 2024, do Ministério da Justiça, autorizou o emprego de Força Penal Nacional, em caráter episódico e planejado, para treinamento, sobreaviso e reforço da segurança externa da Penitenciária Federal em Mossoró.
O treinamento intensivo quanto ao cumprimento dos protocolos de segurança, que conta com a participação também do Grupo de Ações Especiais Penitenciárias, está sendo realizado dentro da unidade prisional, o que requer a redução da quantidade de internos.
O efetivo transferido e o atual mantido na unidade não serão divulgados por questão de segurança.”
No último dia 14 de fevereiro, Deibson Nascimento e Rogério Mendonça, conseguiram fugir do presídio de Mossoró, tal fuga foi a primeira dentro de uma penitenciaria Federal no Brasil, sendo que tal regime de cadeias foi inaugurado em 2006. Ambos os fugitivos ainda não foram encontrados e as buscas seguem.