O governador Ibaneis Rocha reeleito nas últimas eleições para o segundo mandato no governo do Distrito Federal vai retornar ao poder executivo da capital federal.
Afastado do cargo desde o dia 9 de janeiro, um dia após aos atentados no Congresso Nacional. A decisão do afastamento foi do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Morais.
O ministro na época dos atentados declarou que o governador foi omisso, dando a seguinte declaração: “Absolutamente nada justifica a omissão e conivência do secretário de Segurança Pública e do governador do Distrito Federal com criminosos que, previamente, anunciaram que praticariam atos violentos contra os Poderes constituídos”.
A expectativa é de que Ibaneis Rocha já volte as atividades na próxima quinta-feira dia 16. Mesmo esse retorno sendo considerado uma vitória para o político do MDB, as investigações sobre omissão seguem acontecendo.
O advogado de Ibaneis declarou: “A defesa do governador Ibaneis Rocha sempre defendeu a sua inocência. Mesmo respeitando a decisão tomada pelo ministro [do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes em 9 de janeiro, mesmo compreendendo a gravidade dos fatos, a defesa sempre procurou demonstrar de maneira respeitosa a inocência do governador”.
Ibaneis teve 822.633 votos, quase o dobro do segundo colocado, Leandro Grass, que ficou com 434.587 eleitores. O pleito foi resolvido no primeiro turno de maneira tranquila segundo especialistas.