O presidente brasileiro vai ficar seis dias na Europa, e vai visitar Portugal e Espanha. O chefe de Estado pretende discutir os possíveis rumos da Guerra entre Rússia e Ucrânia, e também aproximar o Mercosul da União Europeia, para novos acordos no futuro.
Portugal é o sétimo país que Lula faz visita, desde que voltou ao cargo máximo do executivo brasileiro. Segundo o Itamaraty, as viagens têm como objetivos gerais aproximarem outros países do Brasil. Já que na visão do atual governo, o presidente anterior foi responsável por isolar o Brasil.
Agenda de Lula em Portugal.
Sexta (21):previsão de chegada a Lisboa.
Sábado (22):participa de cerimônia de boas-vindas com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e deposita flores no túmulo do poeta Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerônimos, em Belém. Almoça com o primeiro-ministro português, Antônio Costa, e participa da reunião da 13ª Cimeira Brasil-Portugal, cúpula bilateral retomada após sete anos. Os dois governos assinarão pelo menos 13 documentos, entre os quais, um acordo para equivalência de diplomas nos níveis fundamental e médio e outro para reconhecer carteiras de motorista.
Domingo (23):não há previsão de compromissos oficiais.
Segunda (24):viagem à cidade de Matosinhos, na região do Porto, para abertura do Fórum de Negócios Portugal-Brasil. Lula pode fazer a viagem em um KC-390, cargueiro militar fabricado pela Embraer, a fim de incentivar a venda das aeronaves. Retorna a Lisboa para a entrega do prêmio Camões a Chico Buarque.
Terça (25):Lula será homenageado em uma sessão solene da Assembleia da República Portuguesa.