Uma operação policial em Salvador, na região de Valéria, vitimou 5 pessoas, sendo um policial federal e os outros 4 suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas.
O intuito da operação, nomeada de Fauda, era de combater o tráfico de drogas na região, porém os criminosos se esconderam na mata e receberam os policias a tiros. Desde agosto a Polícia Federal vem participando de operações na Bahia, que foi o Estado brasileiro com mais mortes violentas no primeiro trimestre de 2023.
O policial federal Lucas Monteiro Caribe foi atingido por disparos, chegou a ser socorrido, porém não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo, outro policial federal foi atingido em um dos olhos e vai precisar passar por cirurgia.
Entre os suspeitos de envolvimento com o crime, dois morreram no local, e outros dois morreram na mata entre os bairros de Valéria e Rio Sena, durante a fuga.
A região de Valéria fica entre duas rodovias, a BR-324 e a BA-528, e é considerada um ponto estratégico para o tráfico de drogas, inclusive o local é palco de constantes disputas entre facções criminosas para assumir o controle da região.
A operação Fauda tem como objetivo combater o domínio das facções criminosas de Salvador, e as policias federais, civil e militar estão trabalhando em conjunto para cumprir ordens judiciais, de apreender armas e drogas da posse de criminosos.