O presidente Lula tem como uma das prioridades para 2024 a mudança na tabela de imposto de renda, isso é o que dizem seus interlocutores.
Vale destacar que o atual chefe de Estado brasileiro prometeu em sua campanha a mudança da isenção do imposto de renda para a pessoa física de R$ 2.640 para R$ 5 mil.
Lula quer que o tema seja tratado no Congresso logo nos primeiros dias de 2024, e mesmo que a reforma tributária não tenha êxito, a intenção é que a tabela de isenção seja reajustada.
Além da reforma tributária a reforma administrativa também está em pauta, porém por ser uma possível mudança impopular, a reforma administrativa só deve acontecer em 2025, já que em 2024 terão eleições municipais e a articulação política do governo não deseja enfraquecer sua base de prefeitos.
Outras mudanças no cenário econômico brasileiro devem ocorrer nos próximos dias, já que Fernando Haddad, Ministro da Fazenda, deve enviar nos próximos dias ao Congresso uma nova Medida Provisória: “A MP deve ser publicada esse ano ainda e novas leis que vão ser encaminhadas ao Congresso Nacional. Está passando por detalhes finais e provavelmente entre amanhã e quinta-feira os atos vão ao Congresso Nacional. (…) São muito prudentes e bem pensadas, para dar equilíbrio ao orçamento ano que vem”, disse o ministro após reunião com o presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB).