Gabriel Galípolo é o novo secretário-executivo do Ministério da Fazenda, comandado por Haddad. Essa mudança gera a expectativa de novos rumos no Banco Central, e para especialistas, essa indicação representa um marco de transição do novo governo.
O ex-diretor do Banco Central, Tony Volpon destacou a mudança de direção do BC após esse anúncio do Fernando Haddad, dizendo: “Não há nada errado nessa transição, mas agora o desafio do Galípolo e das pessoas a serem nomeadas no final deste ano é construir credibilidade até a chegada de um deles à presidência do BC”, diz Volpon.
Já a economista-chefe da A.C. Pastore, Paula Magalhães, destacou que a escolha do ministro da fazendo, mais representa a tentativa do governo de tentar baixar os juros, do que necessariamente qualificar o Banco Central. A economista foi contundente ao declarar: “Nesse sentido, não acho uma boa escolha. Haddad e outros membros do governo argumentam que não há inflação de demanda. Galípolo tem sido mais reservado ao falar do BC, mas fica difícil acreditar que ele pensa diferente”.
Quem é Gabriel Galípolo?
Gabriel foi professor universitário de 2006 até 2012, quando lecionou economia política na Puc-Sp. Entre 2017 e 2021 foi presidente do Banco Fator. Recentemente fez parte da equipe de transição do governo Lula e agora vai assumir a secretária-executiva do ministério da fazenda.