Com a taxa Selic em 13,75% ao ano, o governo Lula vem pressionado o Banco Central para que o mesmo abaixe as taxas de juros. Porém Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central já alertou sobre os riscos de abaixar os juros de maneira artificial, o que poderia afetar diretamente a inflação.
Roberto Campos Neto disse: “Eu não tenho capacidade [de dizer quando o juro vai cair], até porque eu sou um voto dos nove, de dizer quando isso vai acontecer. Mas eu acho que a gente tem explicado que é um processo técnico, que tem o seu tempo e que as coisas têm caminhado no caminho certo”.
O presidente do Banco Central também comentou as seguidas críticas que vem sofrendo de Lula, que já se posicionou contra a autonomia do BC. Roberto Campos e Neto amenizou as falas do atual chefe de Estado brasileiro, e disse: “Acho que o presidente [Lula] tem direito de falar sobre os juros, em nenhum momento reclamei sobre isso. Minha função é explicar de forma técnica como o BC vê isso. O Banco Central não é culpado pelas mazelas que o país passa, o BC é ator, está no mesmo barco que o governo sempre. E tem de buscar harmonia com o governo e buscar achar solução para os problemas do país”.
É importante destacar que Roberto Campos Neto foi indicado pelo ex presidente Jair Bolsonaro, e seu mandato se encerra em 2024.
Presidente do Banco Central afirma não saber quando juros vão baixar.
Mais em Brasil
-
Brasil
BNDES Financia R$ 23 Mi para Manejo Florestal Sustentável no Amazonas
Investimento Sustentável O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$...
-
Brasil
Motorista Atira em Veículo Durante Discussão de Trânsito no Interior de SP
Polícia Civil Cumpre Mandado de Busca A Polícia Civil cumpriu um mandado de busca na casa...
-
Brasil
Boulos e Nunes estão empatados na corrida para prefeitura de São Paulo, segundo Datafolha
Segundo pesquisa do Datafolha, Guilherme Boulos(PSOL) tem 30% das intenções de voto, enquanto Ricardo Nunes(MDB) tem...
-
Brasil
Fernandinho Beira-Mar é transferido de Mossoró para Catanduvas
Líder do Comando Vermelho, Fernandinho Beira-Mar é transferido de Mossoró para Catanduvas, após 18 dias da...
-
Brasil
Na abertura do G20 Haddad defende que bilionários paguem mais impostos
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, discursou nessa quarta-feira (28) na abertura do G20, o político...