A qualificação do Grande Prêmio de São Paulo de F1 terminou com mais uma pole position de Max Verstappen em treino interrompido pela chuva e marcado pela proximidade dos tempos.
O q1 começou disputado, com todos os carros andando no mesmo segundo, o que representou uma ameaça para os pilotos de frente do pelotão, porém não tivemos surpresas na hora de decidir os eliminados, Tsunoda terminou em décimo sexto, seguido de Riccardo, Bottas, Sargeant, e por último Zhou. De destaque podemos falar que a AlphaTauri que andou muito bem no México, não conseguiu repetir o bom desempenho.
No q2 o treino continuou equilibrado, porém ainda assim não tivemos surpresas, os eliminados foram Hulkenberg em décimo primeiro, seguido de, Ocon, Gasly, Magnussen e Albon. Nesse período de qualificação já começou a surgir nuvens de chuva no entorno do circuito de Interlagos.
O Q3 já se iniciou com uma chuva discreta, e Max Verstappen aproveitou para ser o primeiro a fechar a volta, e conseguir a pole position, seu companheiro de equipe, Sérgio Perez, teve problemas com o trânsito, e ficou apenas na nona colocação. De grande destaque podemos citar o ressurgimento da Aston Martin, que vai largar na segunda fila, e com Lance Stroll andando na frente de Fernando Alonso, sendo Stroll o terceiro, e Alonso o quarto. Quando ainda faltava 4 minutos para o fim do treino, uma verdadeira tempestade caiu no circuito, provocando uma bandeira vermelha, e depois o encerramento da qualificação.
O grid ficou da seguinte maneira:
1- Verstappen
2- Leclerc
3- Stroll
4- Alonso
5- Hamilton
6- Russell
7- Norris
8- Sainz
9- Perez
10- Piastri
11- Hulkenberg
12- Ocon
13- Gasly
14- Magnussen
15- Albon
16- Tsunoda
17- Riccardo
18- Bottas
19- Sargeant
20- Zhou