O presidente chinês Xi Jinping está na Rússia para debater um “plano de paz” junto a Vladimir Putin, em relação ao conflito entre Rússia e Ucrânia. A reunião foi marcada por um clima cordial entre os dois líderes, com direito a troca de elogios
Putin destacou a “posição equilibrada” da China de acordo com o posicionamento diante do conflito entre Rússia e Ucrânia. O presidente Russo disse: “Sempre estamos abertos a negociações. Falaremos, sem dúvida, de todas essas questões, incluindo suas iniciativas, que tratamos com respeito”, afirmou Putin a Xi durante um encontro “informal” transmitido pela televisão russa. Ele garantiu que Moscou e Pequim têm “inúmeros objetivos em comum”
Além do debate ter o objetivo de criar uma estratégia para assegurar uma paz futura, a reunião também foi considerada produtiva, em termos de aproximação econômica. É importante destacar que a Rússia sofre com diversas sanções econômicas vindas do ocidente.
Especialistas tratam o encontro como uma grande vitória para Putin, pois demostra que a Rússia não estaria isolada e tem uma grande aliada. O evento aconteceu poucos dias depois de Putin ter um pedido de prisão decretado pelo Tribunal Penal Internacional.
Até o momento não foram divulgadas pautas relacionadas a reunião entre os líderes, e a Guerra entre Ucrânia e Rússia continua, estando está próxima de completar 13 meses.