Dentro das próximas horas os Estados Unidos deve propor um cessar-fogo em Gaza, ao Conselho de Segurança da ONU. Se o movimento político se concretizar, será o primeiro pedido de paralisação do conflito, por parte dos EUA, que são aliados históricos de Israel.
O texto norte-americano também se mostra contrário as ofensivas israelenses a Rafah, cidade localizada no sul da Faixa de Gaza, a região possuí mais de 1 milhão de pessoas, sendo a absoluta maioria civis. Em Gaza muitos já deixaram suas casas, e estão tentando se distanciar do local do conflito.
A guerra entre Israel e Hamas começou no dia 7 de outubro, quando terroristas do grupo radical islâmico invadiram Israel e mataram mais de 1.200 pessoas, e fizeram outras 253 reféns.
A resposta de Israel foi imediata, e o Estado Judeu declarou guerra contra o Hamas, e desde então tem feito constantes ataques por terra e pelo ar nas regiões da Faixa de Gaza, região controlada pelos terroristas islâmicos.
Desde o início do conflito vários países tentaram intermediar a paza na região, porém Israel até agora se mostrou irredutível.