Fronteiras da Faixa de Gaza são novamente fechadas, e a saída dos 34 brasileiros, que estava prevista para essa semana é adiada.
Os brasileiros estavam prestes a sair da zona de conflito, chegar até o Egito e embargarem em um avião da Força Aérea Brasileira, porém essa saída não tem mais previsão para acontecer. O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, revelou nessa sexta-feira (10) que asa autoridades de Israel afirmaram que os brasileiros vão poder sair da zona de conflito, porém no cenário atual fica impossível estipular um prazo. “Nós temos uma lista de 34 nomes que quando for aberta a fronteira terão acesso, segundo as autoridades de Israel me garantiram, ao outro lado”, disse Vieira.
Mauro Vieira ainda declarou que o Brasil entende as circunstâncias de Israel, e afirmou que a comunicação entre os dois países está sendo clara. “Nos meus contatos com os ministros de Relações Exteriores de Israel e Egito, contatos claros e objetivos, expusemos desde o início nossa preocupação com os cidadãos brasileiros e tivemos o compromisso que seriamos atendidos e os brasileiros seriam permitidos que saíssem”, disse. “A lista com o nome de todos está em poder já há vários dias das autoridades envolvidas. Nesse período, tive quatro contatos com o ministro das Relações Exteriores de Israel e com o ministro de Relações Exteriores do Egito. O ministro de Israel me garantiu, na última sexta-feira, que os brasileiros estariam na lista de quarta, o que não se confirmou, porque não houve abertura nos últimos três dias”, completou o ministro.
O cenário desde o início do conflito, no dia 7 de outubro, tem sido imprevisível, porém a tendência é que novas atualizações aconteçam nos próximos dias. Vale destacar que entre os brasileiros, existem crianças e idosos.