As forças militares de Israel anunciaram que retomaram o controle sobre a fronteira com a Faixa de Gaza, após os ataques do grupo Hamas, no último sábado (7). Segundo Israel, nenhuma invasão foi registrada desde ontem, segunda-feira (9).
O ataque dos terroristas do grupo Hamas, que controlam Gaza, se iniciou no último dia 7, com o lançamento de 5 mil foguetes, e mais uma grande invasão por terra, que vitimou mais de 1.300 pessoas, além de um grande número de sequestros.
Como resposta, Israel declarou guerra ao Hamas, e já convocou 300 mil reservistas, com a intenção de invadir a Faixa de Gaza. Hoje (10) o governo israelense já controla as fronteiras de Gaza.
O tenente-coronel e porta-voz das forças armadas de Israel aconselhou os palestinos a deixarem as suas casas e irem para o Egito: “Qualquer pessoa que puder sair, eu os aconselharia a sair”, disse o tenente-coronel e porta-voz Richard Hecht.
Vale destacar que as disputas entre Israel e a Palestina se arrasta por décadas, e tais conflitos já deixaram milhares de mortos. O último grande conflito entre Israel e os radicais islâmicos foi em 2021, e durou 10 dias até o cessar fogo.