Ismail Haniyeh, líder do Hamas, afirmou nessa terça-feira (21), que Israel e o grupo extremista que controla Gaza estão próximos a chegar em um acordo de cessar fogo.
Em declaração feita através do Telegram, Ismail Haniyeh disse: “Estamos perto de alcançar um acordo para uma trégua”, declarou o líder, segundo a postagem.
Desde o início do conflito entre Israel e Hamas, negociadores de ambos os lados têm trabalhado intensamente para uma pausa no conflito, que já deixou milhares de mortos.
O principal trunfo do Hamas são os 240 reféns de maioria Israelenses, sequestrados no dia 7 de outubro, quando a guerra começou. Além de sequestrar, o Hamas promoveu mais de 1.300 mortes em um ataque surpresa a Israel.
O Estado judeu, em resposta aos ataques terroristas, invadiu a Faixa de Gaza, território controlado pelo Hamas. E com ataques pelo ar e por terra, Israel já matou mais de 13.300 palestinos, de acordo com o Hamas.
Outro líder político que acredita na proximidade do acordo é Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, quando perguntado sobre o assunto na segunda-feira (20), o chefe de Estado norte-americano disse: “Eu acredito que sim”, quando indagado sobre a proximidade da libertação dos reféns.
Paralelamente, a presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Mirjana Spoljaric, viajou para o Catar, onde o Hamas tem um escritório político, para negociar questões humanitárias relacionadas com o conflito armado em Israel e Gaza.