O presidente Lula vai assumir hoje o comando do Mercosul, o petista vai receber o cargo de seu aliado político, Alberto Fernandéz, chefe de Estado da Argentina.
O cargo da presidência do Mercosul é rotativo, e o mandato dura 6 meses, no próximo semestre, Lula tem a intenção de se aproximar da União Europeia, e da Venezuela. Vale destacar que em junho o presidente brasileiro se encontrou com os Chefes dos Executivos francês e venezuelano, Emmanuel Macron e Nicolás Maduro, respectivamente, em reunião diplomática.
O Mercosul é um bloco econômico fundado em 1991, e seus países titulares são: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, e os países associados são: Chile, Bolívia, Equador, Colômbia, Guiana, Peru e Suriname.
A Venezuela também era associada, porém está suspensa do bloco desde de 2017, graças a conturbada situação política do país. O governo brasileiro já declarou ser favorável ao regresso dos venezuelanos para o Mercosul.
A posse oficial de Lula para a presidência do Mercosul vai acontecer ainda nessa terça-feira, dia 4, em Puerto Iguazú, na Argentina.
Agenda do presidente Lula
10 h: cumprimentos aos chefes de delegação da cúpula de chefes de Estado do Mercosul;
10h30: sessão plenária de chefes de Estado do Mercosul;
13 h: fotografia oficial da cúpula do Mercosul;
13h30: almoço oferecido pelo presidente da Argentina, Alberto Fernández, para chefes de delegação.