No dia 1 de março, o autor do famoso mangá, Dragon Ball, faleceu, Akira Toriya tinha 68 anos, e sua morte só foi anunciada nessa sexta-feira, dia 8.
A causa da morte foi um coágulo de sangue no cérebro, o que causou o seu falecimento de maneira repentina. Vale destacar que o artista ainda estava dando continuidade a novos capítulos de sua principal obra, Dragon Ball.
A franquia Dragon Ball, é uma das maiores da cultura pop, tendo vendido milhões de exemplares nos últimos 30 anos.
A morte de Akira foi divulgada em um comunicado no site oficial de Dragon Ball, na nota diz: “Ele foi apoiado por tantas pessoas de todo o mundo que lhe permitiram continuar seus esforços criativos por mais de 45 anos. Esperamos, sinceramente, que o mundo das obras únicas de Akira Toriyama continue a ser amado por todos por muito tempo. Por favor, aceite nossa mais profunda gratidão por sua gentileza e amizade durante sua vida”.
A morte do artista também repercutiu no governo japonês, com o Secretário-chefe de gabinete da presidência, Yoshimasa Hayashi dizendo: “Toriyama criou obras que foram amadas não apenas pelas pessoas no Japão, mas também no exterior”.