Militares ucranianos aproveitaram a escuridão da madrugada para operar drones navais, e abaterem o navio Tsezar Kunikov, usado pela Marinha da Rússia.
A embarcação tinha grande importância para Rússia, pois era utilizado para o transporte de tanques de guerra. O ataque responsável pela destruição do navio aconteceu na madrugada dessa quarta-feira (14) na Península da Crimeia, no Mar Negro.
Militares ucranianos, em mensagem postada no Telegram, disseram: “As Forças Armadas da Ucrânia, em conjungo com a unidade de inteligência do Ministério da Defesa, destruiu o grande navio de assalto Tsezar Kunikov. A embarcação estava em águas do território ucraniano, perto de Alupka, no momento do ataque”.
Nas redes sócias circulam diversos vídeos mostrando uma coluna de fumaça surgindo no mar, logo após o ataque ao Tsezar Kunikov. O Kremlin não comentou sobre a derrota sofrida, mesmo depois do comunicado da Ucrânia.
Vale destacar que em dezembro de 2023, os militares ucranianos já haviam abatido um navio de assalto russo, na ocasião a embarcação abatida era uma utilizada nas conquistas dos territórios da Crimeia.
A guerra entre Rússia e Ucrânia já acontece desde de fevereiro de 2022, e está prestes a completar 2 anos. Até agora não existe previsão para um cessar fogo.