Um vulcão entrou em erupção no sudoeste da Islândia na noite dessa segunda-feira (18), ameaçando a cidade de Grindavik, o aeroporto internacional Keflavik continuou aberto, porém alguns voos atrasaram.
Imagens e vídeos da erupção estão circulando na internet, e impressionam pelo volume de lava, segundo Escritório Meteorológico que analisou o conteúdo, cerca de 100 m³ a 200 m³ de lava emergiam por segundo, várias vezes mais do que em erupções anteriores na área.
O fenômeno ainda gerou uma grande fissura no solo de cerca de 3,5 quilômetros de onde mais lava foi expelida, o a rachadura na terra se abriu de maneira rápida.
Temendo uma erupção maior, as autoridades locais decidiram evacuar cerca de 4 mil pessoas da cidade de Grindavik e fecharam o spa geotérmico vizinho, Lagoa Azul.
A polícia local disse ter aumentado o nível de alerta graças as consequências do fenômeno, e a defesa civil da Islândia emitiu um alerta público, dizendo para a população não se aproximar do local, enquanto a equipe de emergência estuda toda a situação.
Vale destacar que a região de Reykjanes é uma área de grande atividade vulcânica, essa região fica no sudoeste da capital Reykjavik. Em março de 2021, fontes de lava geraram uma fissura de 500 a 750 metros de comprimento no solo no sistema vulcânico Fagradalsfjall.