Javier Milei foi eleito na noite de domingo (19) como mais novo presidente da Argentina, o liberal teve 55,75% dos votos e derrotou o candidato peronista, Sérgio Massa.
Após ser eleito, Milei reforçou suas propostas, disse que pretende fazer duas viagens, sendo uma para os Estados Unidos e a outra para Israel, o presidente eleito também convidou o ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, para sua posse, no dia 10 de dezembro.
Em discurso logo após sua vitória, Milei reforçou sua pauta de privatizações: “Tudo o que puder estar nas mãos do setor privado vai ficar nas mãos do setor privado”, afirmou Milei, acrescentando que a petrolífera YPF (Yacimientos Petrolíferos Fiscales) e os veículos de comunicação estatais estão entre as empresas a serem privatizadas. “Vamos começar primeiro pela reforma do Estado, colocar em caixa as contas públicas muito rapidamente”.
Milei ainda falou sobre sua equipe de ministros, onde ele afirmou que seria apenas oito ministérios: “Vamos surpreender com a equipe que estamos montando. Estamos juntando especialistas de vários espaços, mas com a convicção de mudar a Argentina rumo às ideias de liberdade. Os mais talentosos vão ficar lá dentro, não importa de onde venham, o que importa é resolver os problemas dos argentinos”, afirmou.