O presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira se reuniu com o atual presidente Lula. O encontro aconteceu na última quinta-feira dia 9 de março, em um bairro nobre de Brasília.
A ideia da reunião é estreitar as relações do poder executivo, junto ao poder legislativo. Esse encontro ocorreu poucos dias após Lira afirmar que Lula não tinha uma “base consistente” nem na Câmara, e nem no Senado.
O presidente da Câmara dos Deputados ainda defendeu a autonomia do Banco Central, em meio as tentativas do Governo de abaixar a taxa de juros.
Mesmo com as críticas, Arthur Lira afirmou que o Governo e o Congresso precisam caminhar juntos, para tirar do papel a aguardada reforma tributária, e ainda evidenciou que nesse dialogo deve prevalecer o bom senso.
Abaixo as aspas de Arthur Lira:
“Hoje, o governo ainda não tem uma base consistente nem na Câmara nem no Senado, nem para matérias mais simples, quanto mais para matérias de quórum constitucional”
Segundo fontes próximas a Lula, o encontro com Lira teve um clima cordial e a conversa foi construtiva. Um dos principais pedidos do presidente foi que Lira não permitisse que o PL comandasse a Comissão de Fiscalização e controle, porém o atual chefe de Estado não obteve uma resposta definitiva.
Por hora não existem mais encontros marcados entre os representantes dos dois poderes, porém não uma surpresa caso Lula e Lira voltassem a se encontrar nos próximos dias.