Vladimir Putin venceu hoje as eleições presidências na Rússia, após 24 anos no poder, o político ficará no cargo pelo menos até 2030. Esse é o quinto mandato do chefe de Estado.
Analistas políticos já tratavam a vitória de Putin como certa, já que os três candidatos de “oposição” são deputados pró situação, acusados por muitos cidadães russos como “fantoches” do atual presidente.
É valido destacar que muitos opositores de Putin tiveram uma morte suspeita nos últimos meses, em 16 de fevereiro desse ano, Alexei Navalny, principal opositor do líder russo, morreu em uma prisão na Sibéria, após passar mau em uma caminhada de rotina.
A viuvá de Navalny, inclusive, protestou hoje junto a apoiadores nas ruas de Moscou, onde os mesmos exibiam flores frescas no túmulo e também cédulas de votação nas quais o nome de Navalny havia sido acrescentado.
Putin já é o segundo presidente mais longevo da Rússia, atrás apenas de Josef Stalin. Para se manter no poder nessa eleição e em uma eventual reeleição, o atual político mudou a constituição do país, em 2020.
Vale destacar que caso Putin vença a próxima reeleição, se tornará o presidente mais longevo da Rússia, superando Stalin, que ficou 30 anos no poder.