O ano de 2023 entrou para a história como o mais quente da história, e muitos cientistas afirmam que o planete chegou no “seu limite seguro”.
O observatório europeu Copernicus, divulgou um relatório nessa terça-feira (9), nesse documento é revelado que o planeta ficou em média 1,48°C acima do nível pré-industrial (estabelecido entre 1850 e 1900), muito perto de 1,5 ºC, o chamado “limite seguro”.
Tim Lenton, chefe de uma pesquisa sobre mudanças climática da Universidade de Exeter, no Reino Unido, disse: “Esses pontos de inflexão [como também são chamados] representam uma ‘‘ameaça para a humanidade de uma magnitude sem precedentes”.
Estudos recentes também apontam que a quantidade de CO2 na atmosfera aumentou em 50% desde a era pré-industrial, e esse é um dos principais pontos para o aumento do aquecimento global.
Entre as principais consequências do aumento do aquecimento global estão, o derretimento de calotas polares, e o aumento no nível do mar, isso sem falar que a mudança da temperatura ameaça diversas espécies de animas com risso iminentes de instição.