Até essa primeira quinzena de fevereiro, o Brasil registrou mais de 512 mil casos de dengue, número é quatro vezes maior do que os da mesma época de 2023, segundo ministério da saúde.
Além dos casos o país registrou 75 mortes pela doença, outros 217 casos estão sendo investigados, mas ainda não se têm a confirmação que os óbitos ocorreram pela doença.
O crescimento da dengue no Brasil tem gerado preocupação do Mistério da Saúde, porém não são todos os estados brasileiros que apresentam cenário epidêmico, Pará, Amapá e Mato Grosso, por exemplo, apresentam poucos casos, enquanto Distrito Federal e os estados de Minas Gerais, Acre, Paraná, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro apresentam o maior índice de casos.
Na última semana a vacinação contra a dengue começou, os primeiros lotes serão destinados para imunizar crianças de 10 até 11 anos, e em segundo momento, jovens até os 14 anos. Vale destacar que é nessa faixa etária que se registra a maior quantidade de internações pela dengue.
A dengue tem como transmissor o mosquito aedes aegypti, que se reproduz em água parada, por isso é importante evitar formação de poças.