Desde janeiro os casos de dengue vem crescendo em vários estados do Brasil. O aumento no início de janeiro é de 53% em relação a mesma época do ano passado. A situação delicada já preocupa o Ministério da Saúde, que enxerga situação de epidemia em alguns estados.
Em Santa Catarina foi decretado situação de emergência na saúde, pois muitos hospitais em situação precária não estão conseguindo atender os casos crescentes de dengue.
No município de Ribeirão Preto a situação também é grave, o aumento nos últimos 3 meses é de 71% em relação a mesma época de 2022.
O que é dengue?
Dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, e pode gerar febre alta, dor no corpo, dor nas articulações e manchas vermelhas no corpo em casos mais graves.
Pessoas de todas as idades podem contrair a dengue, porém pessoas idosas e com doenças cronicas têm mais chances de ter complicações. Não existe nenhum medicamento específico para o combate da dengue, e as medicações usadas são basicamente para aliviar os sintomas.
Como se prevenir?
O Aedes aegypti se reproduz em água parada, então é importante cobrir caixas de água, trocar a areia dos vasos de planta e não deixar água parada em nenhum objeto de sua casa. Também é de grande importância utilizar repelentes e se possível dedetizar sua residência.