Desde o início da pandemia da Covid 19, o assunto vacina ficou entre os mais falados pelo povo e pelos políticos. Porém após o fim da pandemia o ritmo de vacinação tem caído, e consequentemente mais vacinas estão saindo da validade.
Só nesse início do ano foram mais de 27 milhões de doses que estão improprias para o uso. Outras 20 milhões de doses saem da validade nos próximos 6 meses.
Os imunizantes que não estão na validade não tem nenhuma possibilidade de reaproveitamento, e são encaminhados para os aterros sanitários, gerando mais um gasto para os cofres públicos, pois existe uma empresa terceirizada para fazer o descarte das doses de maneira correta.
Especialistas acreditam que como as mortes por Covid estão diminuindo, a tendência é de que a população procura cada vez menos reforçar a imunização. Essa lógica ganha força com o auxílio dos números, já que em 2021 foram menos de 2 milhões de doses desperdiçadas, em 2022 esse número aumentos em mais de 500%, e 10 milhões de vacinas se tornaram improprias para o uso.
Questionado sobre a atual situação o ministro da saúde declarou que a estratégia é facilitar ao máximo o acesso do povo as doses do imunizante, com campanhas em escolas e em lugares de grandes eventos, sempre buscando conscientizar os populares sobre a importância de ter sua cartela vacinal em dia.