O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de perigo nível laranja, para a onde de calor que está acontecendo no Brasil hoje (19). Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, norte do Paraná, oeste de Goiás, sudoeste de Tocantins e a região do Triângulo Mineiro serão as regiões mais afetadas.
O inmet alerta que o calor combinado com o tempo seco aumenta consideravelmente os riscos de insolação aumentam. Para se proteger das altas temperaturas é necessário evitar exposição ao sol de 10:00 horas da manhã até as 16:00 horas da tarde, porém se houver necessidade é indispensável o uso de protetores solares e ter uma boa hidratação.
Estael Sias, meteorologista da MetSul disse em entrevista para CNN: “[O calor] cria o mecanismo de feedback, em que o ar seco esquenta mais a atmosfera e a atmosfera acaba deixando o ar mais seco. Ele forma uma verdadeira cúpula de calor. A gente tem que imaginar como se fosse uma tampa de panela segurando esse calor em superfície e a cada dia que passa mantendo esse ar seco”. Declarou o cientista.