Nesse sábado (3), a ministra da saúde, Nísia Trindade, afirmou que não enxerga um cenário de epidemia nacional de dengue. Desde o começo do ano, 262.247 casos prováveis da doença foram registrados.
Mesmo a ministra afirmando que não existe epidemia nacional, a mesma destacou que Rio de Janeiro e Brasília estão em situação epidêmica, porém, segundo ela,”isso não caracteriza um quadro de emergência nacional”.
Nísia ainda afirmou:”Estamos trabalhando à medida da necessidade para fortalecer a capacidade de leitos, de hidratação”, explica.
Vale destacar que o Instituto Butantan está em fase final de testes para uma vacina contra dengue, e pretente obter a aprovação da Anvisa em breve, para que no segundo semestre do ano possa produzir o imunizante.
Já a Fiocruz negocia a produção de um imunizante contra a dengue com a farmacêutica japonesa Takeda, em nota a Takeda disse:”está comprometida em buscar parcerias com laboratórios públicos nacionais para acelerar a capacidade de produção da vacina.
A vacinação contra a dengue já está ocorrendo no Brasil, porém as doses são escassas, e a prioridade são para jovens de 10 até 14 anos, pois essa faixa etária apresenta maior histórico de internação com a doença.