Connect with us

Explosão rompe barragem na Ucrânia e imunda cidade

Explosão rompe barragem na Ucrânia e imunda cidade

Um ataque na região de Kherson acabou gerando o rompimento de uma barragem. A estrutura danificada faz parte de uma usina hidrelétrica e fornece água para a usina nuclear de Zaphorizhzhia, que é a maior da Europa.
Vista da barragem hidrelétrica do outro lado do rio dnieper em um dia  ensolarado no outono. cidade de zaporozhye, ucrânia. marco local | Foto  Premium
A barragem de Nova Kakhovka, construída em 1956 comporta até 18 km³, e seu rompimento, segundo a agência estatal russa, pode afetar 22 mil pessoas. Já o governo da Ucrânia declarou que até 80 povoados podem sofrer inundaçõesA região do ataque pertence a Ucrânia, porém a área está sendo dominada pela Rússia, portando os dois países que estão em guerra trocam acusações.
O governo de Vladimir Putin aponta que os culpados são as tropas ucranianas, já a inteligência militar da Ucrânia fez um comunicado apontando crime de guerra por parte da Rússia. “Os ocupantes explodiram a represa do reservatório de Kakhovka em pânico – este é um ato óbvio de terrorismo e um crime de guerra, que será provado em um tribunal internacional”, disse em comunicado”.
O rompimento da barragem gera uma preocupação de algum possível acidente nuclear, pois as águas da represa são responsáveis em esfriar o maior centro nuclear da Europa. A Onu em declaração nas redes sócias se pronunciou, e disse: “Os especialistas da AIEA na central nuclear de Zaporizhzhia estão monitorando de perto a situação. Não há risco imediato para a segurança nuclear na central”.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Mundo

To Top