Connect with us

Após mais de 24 horas da queda generalizada de luz governo ainda investiga os possíveis motivos do apagão

Após mais de 24 horas da queda generalizada de luz governo ainda investiga os possíveis motivos do apagão

Na manhã da última terça-feira (15) um apagão afetou diversos estados brasileiros, e após cerca de 4 horas a luz voltou nas maiorias das cidades brasileiras, porém o governo ainda não conseguiu definir quais foram as razões para a falta generalizada de energia.
Rui Costa diz que apagão "foi erro técnico" e ressalta excedente energético  no país - Metro 1
Alguma falha técnica, ou sobrecarga são citadas como possíveis causas do apagão, mas ainda é tudo especulativo, e nenhum laudo conclusivo foi divulgado. Ainda na última terça-feira o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira atribuiu os acontecimentos a uma sobrecarga no Ceara, porém não detalhou se houve algum motivo para essa possível sobrecarga: “Foi um fato que causou a interrupção na região Norte e Nordeste e, por uma contingência planejada do ONS, minimizou a carga das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, para que não houvesse a interrupção total nessas regiões”, explicou Silveira em entrevista à imprensa.
“Um dos eventos já apontados pelo ONS aconteceu no norte do Nordeste, mais precisamente na região do Ceará. O outro evento possível ainda não está detectado pelo ONS. Os dados técnicos serão passados no momento adequado. Serão passados nas próximas 48 horas”, acrescentou o ministro.
Já nessa quarta-feira (16) o ministro da Casa Civil, Ruí Costa, disse que houve uma falha técnica: “Foi erro técnico, falha técnica. Precisa identificar o que foi que aconteceu, e espero que o mais rápido possível nós consigamos dizer à sociedade”, afirmou Costa em entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
“Não é o caso neste momento, nós estamos com sobra de energia. Os reservatórios estão todos cheios, nós temos um parque eólico e solar gerando muita energia. Não há razão, nem de oferta, nem de demanda”, completou Costa.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Brasil

To Top