Connect with us

Putin recebe mandato de prisão pelo Tribunal internacional.

Putin recebe mandato de prisão pelo Tribunal internacional.

Vladimir Putin, atual presidente da Rússia está sendo acusado de crimes de guerra, as suspeitas são de delitos como, danos a infraestrutura civil, deportação ilegal de crianças e transferência ilícita de pessoas do território Ucraniano para a federação Russa. Nessa sexta-feira o Tribunal Penal Internacional emitiu o mandato de prisão do atual chefe de Estado russo.

Após mais de um ano de confronto entre Rússia e Ucrânia a guerra não parece ter previsão de acabar, e já deixaram milhares de civis mortos. A guerra que eclodiu no dia 24 de fevereiro de 2022 teve origem nas crescentes tensões entre os dois maiores países europeus em termos de área. A relação entre as duas nações ficou abalada a partir de 2014, quando a Rússia anexou a Crimeia.

A “gota de água” para o governo russo foi a aproximação da Ucrânia com a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). O presidente Putin enxergou tal movimento como uma ameaça a soberania russa, e decidiu comandar uma invasão ao país vizinho.

O promotor Karim Khan abriu as investigações logo no início da invasão Russa no território Ucraniano e outros ministros russos também estão sendo investigados e podem ser indiciados.

O ministério público da Ucrânia já se manifestou por meio de redes sócias, e disse que foi: “uma decisão histórica”.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, da Rússia, Maria Zakharova amenizou a situação, declarando que não está preocupada já que, segundo ela: “Os mandados de prisão do TPI não têm significado para o nosso país, inclusive do ponto de vista jurídico”.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Mundo

To Top