Connect with us

Lula nega igualar responsabilidades entre Rússia e Ucrânia.

Lula nega igualar responsabilidades entre Rússia e Ucrânia.

Após receber acusações de estar favorável a Rússia no conflito contra a Ucrânia, o presidente brasileiro admitiu a culpa russa pela invasão do território ucraniano.
Lula deixa Alvorada e embarca para Portugal | Mundo | O Globo
Em declaração em Lisboa, acompanhado do presidente português, Lula se disse dispónivel a conversar com as duas nações, e que pretende dedicar esforços para ajudar na resolução do conflito que já dura 14 meses.
Lula declarou: “Eu nunca igualei os dois países, porque eu sei o que é invasão, eu sei o que é integridade territorial. Todos nós achamos que a Rússia errou. E já condenamos em todas as decisões da ONU. Mas a guerra já começou e é preciso parar a guerra. E para parar a guerra tem que ter alguém que converse e o Brasil está disposto”.
O atual chefe de Estado brasileiro também afirmou que nenhum dos dois países estão pensando em parar a Guerra: “No caso da guerra, a Rússia não quer parar, a Ucrânia não quer parar […]. É melhor encontrar uma saída em uma mesa do que continuar tentando encontrar uma saída no campo de batalha”, declarou.
Lula esteve o tempo inteiro ao lado do presidente português, e então o petista foi questionado por um jornalista, se ele mantinha a posição de que a União Europeia estava ajudando no conflito, e o mesmo respondeu: “Veja, se você não fala em paz, você contribui para a guerra. Eu vou te contar um caso: o chanceler Olaf Scholz foi ao Brasil e foi pedir para que o Brasil vendesse os mísseis para que ele doasse à Ucrânia. O Brasil se recusou a vender os mísseis, porque, se a gente vendesse os mísseis e esses mísseis fossem doados à Ucrânia, e esses mísseis fossem utilizados e morresse um russo, a culpa seria do Brasil. O Brasil estaria na guerra. E o Brasil não quer participar da guerra. O Brasil quer construir a paz”, declarou o presidente Lula.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Brasil

To Top