Connect with us

Seca no Rio Madeira gera paralisação em usina hidrelétrica

Seca no Rio Madeira gera paralisação em usina hidrelétrica

Nessa segunda-feira (2) foi anunciado pela A Santo Antônio Energia a paralisação da Usina hidrelétrica de Rondônia devido a seca histórica do rio Madeira. Segundo o anúncio, os níveis de vazão do rio estão 50% abaixo da média histórica.
Rio Madeira atinge níveis mínimos em época de seca | Saneamento Ambiental
A Santo Antônio destacou a baixa vazão do rio e declarou: “O rio Madeira permanecerá seguindo seu curso natural, com passagem da vazão concentrada no Vertedouro Principal da usina, sem qualquer impacto em seu fluxo natural”, informou em nota.
Vale destacar que a hidrelétrica de Santo Antônio é uma das maiores do país, tendo 50 turbinas gerando energia para várias regiões do Brasil, com potência instalada de 3.568 Megawatts. No ano passado (2022) foi a quarta usina que mais gerou energia do Brasil.
Essa é a primeira vez que a usina tem suas atividades totalmente paralisados. A seca não afeta apenas a usina, já que a cidade de Porto Velho está em estado de alerta, e caso as águas do rio abaixem de 1,22 metro, o município passa para estado de emergência.
A seca já estava prevista pela Defesa Civil, que tenta conter os danos. Em redes sócias estão sendo divulgadas imagens de bancos de areia do rio, totalmente expostos graça a falta de água.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Brasil

To Top